sábado, 10 de abril de 2021

Madrugada

Desde muito jovem tenho uma relação singular com a madrugada. Um relação de amor, não de ódio, embora às vezes devesse ser de ódio também. A madrugada para mim é um fundo musical, uma paisagem ou uma inspiração. Muitas vezes tudo ao mesmo tempo. Um tipo de momento que me desperta para a reflexão, não no sentido de me sentir mais inteligente enquanto os outros dormem, mas por que durante a madrugada me encontro comigo mesmo.

Quando o barulho que me resta é apenas o do ventilador a soprar nas minhas costas, sinto que posso falar o que preciso falar. Falar o que desejo, não o que devo. Um falar com palavras arrancadas à marra de uma mente que se vê invadida por um turbilhão de pensamentos que o dia fez questão de lançar, sob um fio de tensão e preocupação. A madrugada liberta. Ela me permite gritar sem ser ouvido, dizer, sem ser ignorado, pois não há quem me possa ignorar, além de me permitir ser , sem ser interrompido. 

Nela me orgulho dos meus feitos, das minhas ideias, do meus sabores, mas também me envergonho das minhas mazelas, medos e horrores. É fascinante a sensibilidade que a madrugada me traz! Ela me faz ver que já sou velho para temer chorar, mas que ainda sou jovem para ter as respostas que preciso. Durante este período de escuridão, clareia-se a mente de um pensador! Mas a luz não traz sempre a inspiração, mas a certeza de que vale a pena tentar.

Estas palavras podem parecer uma singela e desinteressada homenagem à madrugada, berço dos que dormem. No entanto, para além disso, elas são a abertura de um coração alegre, que às vezes se vê triste, um coração grato, que às vezes se descobre insatisfeito, um coração bem acompanhado que não rejeita flertar com a solidão. São o destilar de uma mente que tenta pensar deliciosamente.


Autor: Líniker Santana

5 comentários:

  1. Paz e Bem!
    Meu caro amigo e companheiro de labuta educacional, fico muito feliz por seus textos bem redigidos. Que possa continuar fazendo o melhor acontecer na vida do outro. Isso vc já o fez pra mim, rogo a Deus as bênçãos pra vc e sua família!

    ResponderExcluir
  2. Após a leitura desse belo texto, concluo e concordo que a madrugada é o alento para a alma. Obrigada, Prof. Líniker! 🌹

    ResponderExcluir
  3. Boa Líniker, acredito q todos temos um "caso" com a madrugada, alguns com um relacionamento mais sério, outros apenas um flerte, mas todos temos. Parabéns, ótimo texto!

    ResponderExcluir
  4. é verdade pastor liniker. querendo ou não, todos os seres, racionais ou irracionais, temos uma relação com a madrugada.

    ResponderExcluir